Um obstáculo comum para homens melhorarem a própria imagem é o seguinte:
“Vai custar dinheiro!”
Bem, isso é verdade. Mas também é um fato inevitável da vida: não existe almoço de graça.
Porém, o quanto vai custar é muitas vezes exagerado além da conta. Como já comentei aqui antes, dá pra economizar na sua jornada até uma imagem melhor de várias maneiras: seja comprando usado e caçando em brechós, seja com uma mudança gradual e pequenos passos, seja tirando proveito do quê está na moda ou na promoção, ou até focando em investir nas pequenas coisas que tem maior impacto.
E outra coisa importante de lembrar é o conceito de custo de oportunidade.
Custo de oportunidade é o preço escondido de você não fazer algo. São as coisas das quais abrimos mão — muitas vezes sem perceber — ao escolher uma opção e “desescolher” outra. Alguns exemplos:
- Decidir começar a trabalhar direto saindo do ensino médio ao invés de fazer um curso profissionalizante: você começa a carreira mais cedo, mas há uma boa probabilidade de que seu teto salarial será bem mais baixo pelo resto da carreira.
- Alugar uma casa ao invés de financiar: o valor do aluguel, depois de um tempo, pode igualar o quê você teria gasto comprando a casa, com a diferença que no fim você não tem nada no seu nome.
- Passar seu tempo assistindo TV ou fuçando na internet ao invés de se exercitar: é mais conveniente e confortável, mas sua saúde vai piorar a longo prazo.
E isso se aplica à sua imagem também. Você pode economizar seu dinheiro não investindo nela, mas isso vai ter vários custos ocultos:
- Chances perdidas de negócios e avanço profissional por conta de uma impressão ruim causada em seus superiores e/ou clientes.
- Tempo de vida e aborrecimento quando for comprar algo ou contratar um serviço, porque as pessoas não te vêem como um cliente potencial.
- Bem estar e felicidade no geral por ter uma imagem ruim nos seus círculos sociais e ninguém te respeitar.
- Novos relacionamentos perdidos, por conta de você não estar apresentável quando a oportunidade surgiu.
Se pergunte: o quê não investir na sua imagem está te custando? O pouco de dinheiro economizado hoje vale pagar esse preço pelo resto da sua vida?